Salve seu gadget molhado



Cada vez mais o consumidor tem à mão dispositivos tecnológicos que facilitam sua a vida. Celulares, tocadores digitais, câmeras fotográficas e laptops já fazem parte do dia-a-dia de grande parte dos brasileiros. Só em telefones móveis, a base instaladas é de mais 127,7 milhões de terminais ativos, segundo a Anatel. Isso significa que cerca de 70% da população do País têm um aparelho.

Se você faz parte desta estatística e não dispensa algum desses dispositivos confira alguns cuidados que deve tomar com seu gadget e o que fazer para tentar salvá-lo em caso caia algum tipo de líquido sobre ele.

Para evitar que seu aparelho sofra esse tipo de acidente, o ideal é sempre mantê-lo em lugares secos, recomenda Márcio Portela Daniel, diretor de vendas da Kodak Brasil. “Se você for para algum lugar com muita umidade como praia, piscina, seria bom levar câmeras de uso único”, sugere Daniel.

Mas como nem todo mundo tem a opção de adquirir uma câmera descartável, a dica principal é molhou desliga. “O ideal é não mexer no equipamento. Desligue e deixe secar por alguns dias. Ao ligá-lo, pode dar pane no circuito elétrico e danificá-lo permanentemente”.

Evite ligar o aparelho molhado

Essa mesma recomendação vale para todos os outros dispositivos como celulares e tocadores digitais. Vitor Rodrigo de Jesus, técnico em informática da Casa do Notebook, alerta: “se a água penetrar no equipamento ligado pode molhar o circuito e queimá-lo”. No caso dos laptops, se o líquido afetar a placa-mãe o dano é irreversível.

O especialista acrescenta ainda que o usuário de computadores móveis, depois de desligar o aparelho, deve colocá-lo em uma posição para que o líquido escorra. “Depois disso, corra para a assistência técnica porque se a água atingir a placa-mãe ou o HD o prejuízo pode ser a perda do equipamento e até mesmo das informações armazenadas”, explica.

Outra dica de Rodrigo em relação aos notebooks é jamais tentar abrir o computador. “Mesmo que a pessoa tenha conhecimento sobre desktops não deve mexer porque a estrutura dos portáteis é completamente diferente”, adverte o executivo.

Já no caso dos celulares que molharem com água, café ou outros tipos de líquidos, a fabricante Nokia orienta os consumidores a retirarem a bateria e deixar o aparelho secar completamente antes de recolocá-la.

Por WNews




Tags: ,

2 Comentários em “Salve seu gadget molhado”


Deixe um Comentário