Sistema de GPS em ônibus da capital paulista



Um sistema de GPS, que está presente em ônibus de várias cidades, como Nova York e Bogotá, passará a funcionar, a partir de segunda-feira, nos ônibus de São Paulo (Capital).

Com esse novo sistema, o usuário do transporte público em São Paulo vai poder sair de casa sabendo quanto tempo irá esperar no ponto de ônibus. Alguns dados, como tempo, velocidade média, localização e quantidade de ônibus nos nove corredores exclusivos, no expresso Tiradentes e em 19 dos 27 terminais estarão disponíveis pela internet, e as informações também podem ser obtidas através do 156.

Batizado de Olho Vivo, o sistema permite ainda que os painéis eletrônicos já instalados em quatro corredores e 15 terminais informem o tempo que falta para o ônibus chegar. A SPTrans não informou quando o sistema será estendido a todos os terminais.

O sistema teve um custo de R$ 400 milhões, e pode ser utilizado para o planejamento das linhas da cidade. Ele também permite o envio de mensagens aos motoristas, informando congestionamentos próximos.

Atualmente o sistema está presente em 85% dos 15 mil ônibus da cidade, mas até o fim do ano deve ser instalado no restante da frota.




4 Comentários em “Sistema de GPS em ônibus da capital paulista”

  1. Sanzio 8 dezembro 2009 at 11:31 #
    Milagre!

Deixe um Comentário