Claro arranja desculpa para não desbloquear aparelhos



bloqueionao1.gif

De novo venho a escrever sobre o desbloqueio de aparelhos, que conforme a Anatel deve ser gratuito mas a Claro continua cobrando “pelo serviço”. Nessa vez fiz o procedimento pelo celular mesmo, ligando para o CallCenter, que aliás, a opção para falar com um atendente se encontra totalmente escondida dentro de menus.

A nova desculpa da Claro para cobrar R$ 200,00 pelo desbloqueio é por vantagens comerciais na aquisição de aparelhos, que no contrato estava escrito, que seria descontos no preço final do aparelho celular. Existem várias coisas mal explicadas:

1º: Que contrato é esse que eu nunca vi e assinei quando comprei aparelhos de diversas operadoras (foram vários)?

2º: Como eu terei de respeitar um contrato que nunca foi assinado?

São questões que devem ser analisadas, e o ideal é se dirigir ao Procon para registrar queixa contra essa empresa que de claro não tem nada.

Pode-se denunciar também pelo site http://www.bloqueionao.com.br/denuncie.php , em que as denúncias são encaminhadas para a Anatel e os Dep. Arnon Bezerra  e  Dep. Pastor Francisco Olímpio




55 Comentários em “Claro arranja desculpa para não desbloquear aparelhos”

  1. Julix 20 fevereiro 2008 at 22:21 #
    Leonardo, creio que o ato da ativação do celular com seu CPF serviria como uma confirmação de contrato. Agora com as novas regras, ao adquirir um SIM Card/Celular o cliente assina um contrato propriamente dito.
  2. Leonardo 20 fevereiro 2008 at 23:40 #
    O SIM Card não é vendido juntamente com o aparelho, até que quando compra um celular o chip vem separado na nota fiscal, sendo que ele não faz parte do aparelho. Para denunciarem sua operadora, acessem http://www.bloqueionao.com.br/denuncie.php . Abraços.
  3. Samara 26 fevereiro 2008 at 11:51 #
    No shopping IGUATEMI em Fortaleza, os atendentes da claro não estão desbloquiando os celulares, só após um ano de uso com a operadora.
    Se nós clientes estamos insatisfeitos com a operadora CLARO, por que que eles aiinda insistem em nos deixar um ano na operadora…
    Queremos desbloqueio AGORA!!
  4. marcia curcino 27 fevereiro 2008 at 14:06 #
    mais uma vez venho reclamar se a lei vai ser cumprida ou não. se tenho direito ao debloqueio do meu celular pre pago da claro. eles enxistem em cobrar 200.00, para fazer o desbloqueio não é justo se houve uma lei de 13/02/08 que nos dar o direito da graduidade. devo prcurar o procon? e requerer meus direitos. bom espero a resposta deste descaso.
  5. marcia curcino de souza 27 fevereiro 2008 at 14:10 #
    QUEREMOS DESBLOQUEIO IMEDIATAMENTE !!!!!!!!!!!!!!

    DESBLOQUEIO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

    NAO QUEREMOS FICAR PRESOS A UMA OPERADORA .

    SE ISSO NAO RESOLVER IREI PROCURAR O PROCON

  6. Leonardo 27 fevereiro 2008 at 14:32 #
    Tente primeiro dialogar, se não conseguir, procure o Procon ;) O interessante é que a Claro me mandou um email hoje sobre esse post aqui do blog, eles me pediram o protocolo de atendimento e o que tinha ocorrido. Vou esperar resposta deles agora. Qualquer novidade será postada no blog, acompanhem ;)
  7. Julix 27 fevereiro 2008 at 20:55 #
    A regra é clara!

    Se você possui um celular bloqueado que foi comprado a mais de 12 meses, pode procurar uma loja PRÓPRIA da operadora e solicitar o desbloqueio gratuito. Vale lembrar que o desbloqueio não é efetuado em lojas autorizadas (Casas Bahia, Ponto Frio, etc), somente nas lojas PRÓPRIAS da operadora.

    Já se possui celular comprado a menos de 12 meses, para desbloqueá-lo é necessário devolver o desconto relativo ao subsidio fornecido pela operadora na compra do aparelho, dependendo da operadora pode ir de R$ 100 à R$ 200, também numa loja PRÓPRIA.

    Se encontrarem problemas mesmo seguindo as dicas acima, devem procurar o Procon.

  8. Leonardo 27 fevereiro 2008 at 20:58 #
    Leia as Novas Regras da Anatel Julix ;) E mesmo com mais de 1 ano eles não desbloqueiam, eles só enrolam. Eu já tentei em outra ocasião e não consegui.
  9. Enildo Bernardes 1 março 2008 at 9:41 #
    Tem gente comentando e defendendo a Claro mas devo ainda esclarecer:

    Não existe contrato virtual. A sua assinatura tem que estar logo abaixo das cláusulas ou deve fazer referência clara ao local onde o Contrato pode ser lido, Cartório de Registro, etc.

    A Claro alega ter dado vantagens, mas quando como ela não dava a possibilidade de comprar aparelhos desbloqueados nunca se sabe a real diferença entre o bloqueado e desbloqueado. Tudo tem que estar bem claro para o consumidor na hora da compra. Se foi concedida uma vantagem e esta vantagem vai gerar obrigatoriedade de permanência (fidelização ou escravização) isto tem que estar explícito no marketing e no Contrato.

    Ainda com relação aos Contratos de Telefonia Celular a Justiça considera a maioria ilegal. Em nenhuma das normas anteriores da Anatel se fala de Contratos de telefonia com prazo determinado. Todos os contratos devem ter prazos indeterminados e por isso podem ser denunciados (desfeitos) a qualquer momento garantindo liberdade ao consumidor.

    Se a Claro quis vender Celular barato devido a concorrência (mas nunca abaixo do custo), o problema é dela. Com as novas regras, a Anatel somente fez valer o que a Justiça já estava garantindo.

    O comportamento da Claro demonstra insegurança e falta de confiança no seu serviço. Teria sido melhor oferecer vantagens para quem não desbloqueasse ao invés de criar dificuldades para o desbloqueio. Acho que a empresa precisa reaprender o conceito das palavras Liberdade e Respeito ao consumidor.

    P.S.: Ainda tem aquele absurdo da cobrança de 50 centavos para consulta de saldo no Claro Cartão. Depois eles perguntam porque o pessoal está correndo para desbloquear.

  10. Leonardo 1 março 2008 at 10:15 #
    Muito bem Enildo, mas a Claro não cobra mais para ver os créditos, é só digitar *544# que o saldo aparecerá na tela ;) . Abraços
  11. jose antonio de sousa 2 março 2008 at 20:37 #
    comprei neste ano um aparelho da claro e nao assinei nenhum cotrato , fui a uma autorizada a recepcionista disse que o desbloqueio e so depois de um ano. vou ver meu direito no procon
  12. Leonardo 2 março 2008 at 20:42 #
    Vá mesmo, e eu tenho mais uma coisa para ir no Procon, entrarei contra a Claro por não desbloquear aparelhos e os créditos não estarem durando no mínimo 90 dias como está nas novas regras da Anatel.
  13. marcos 6 março 2008 at 8:17 #
    protesto: nao comprem creditos da claro, vamos ver ate quando eles vao guentar. nao se omitam, vamos nos unir contra essa operadora, vamos para oi, vivo ou tim. essa claro e uma porcaria
  14. fefé 6 março 2008 at 8:22 #
    eu tambem tenho um claro. ta com medo claro? aceita logo desbloqueia essa porcaria vcs vao tomar prejuiso, nao sejam burros estao manchando mais ainda uma imagem que ja nao e muito boa. claro ou sujo? o que vcs estao fasendo.
  15. deda 6 março 2008 at 8:23 #
    ta muito claro que a claro esta jogando sujo.
  16. marcelo 6 março 2008 at 10:53 #
    é melhor o aparelhos vim bloqueado porra, porquer assim é mais barato, ninguem tem dinheiro para pagar aparelho caro a OI os aparelhos é carissimo, em todo lugar do mundo os aparelhos sao bloqueado so nessa merda os aparelhos vem desbloqueado, e monte de gente passando fome. o monte de homicidas na rua matando e robando, vamos se preocupar com outras coisas, na por merda de celular bloqueado…
  17. Leonardo 6 março 2008 at 12:20 #
    ¬¬
  18. Jorge Cabral 7 março 2008 at 16:24 #
    O negócio é denunciar essas operadoras fdp!! e aparecer lá quando for desbloquear com o regulamento na mão, assim eles não têm como contestar.

    aqui nesse site dá pra denunciar e tbm tem o regulamento pra imprimir
    http://www.bloqueionao.com.br/denuncie.php

  19. William 16 março 2008 at 21:45 #
    Acho que o Leonardo deveria ir trabalhar na Oi, se é que não trabalha…
    Uma coisa é clara, se o cliente não quer usar o chip da operadora, então por que vai comprar nela? As operadoras investem dinherio para venderem grande parte dos produtos mais baratos que a concorrência. Esta, que não tem dinheiro para investir, quer justamente isso: Eu vendo o chip, já que não tenho dinheiro para comprar, vá comparar na operadora do lado… Aí é F.
  20. Leonardo 16 março 2008 at 21:51 #
    Não William, eu quero é que a lei seja cumprida, e eu quero um celular meu, não que pertença a uma certa empresa.
  21. William 16 março 2008 at 22:06 #
    É lógico que é seu… Você pagou… Você teve interesse de ir na operadora e dizer: eu quero comprar. Não é porque o aparelho é bloqueado que deixa de ser seu. Já que você teve o interesse de ir na operadora x, porque não usar os serviços da operadora x? Se você não gosta dos serviços da operadora x, você tem todo o direito de compra o aparelho da operadora y e todos ficam felizes… Mas não, as pessoas gostam de se sentirem espertas, é um processo cultural… “Vou comprar o mais barato da operadora troxa e usar p serviço da outra…” Já pensou nos prejuizos que as operadores têm quando pessoas com esse pensamento praticam isso? Prezados, se vocês não querem os bloqueados mais baratos você têm o direto de comprar mais caro nas outras operadoras que pregam isso… Abraços.
  22. Leonardo 16 março 2008 at 22:16 #
    Não é se sentir esperta, agora você quer defender as operadoras, as empresas com mais reclamações no Procon? Vá dar uma pesquisa antes de falar. É a mesma coisa eu comprar uma casa AZUL e eu não poder deixar BRANCA. É simplesmente a mesma coisa.
  23. William 16 março 2008 at 22:30 #
    Já fiz essa pesquisa, são as empresas de comércio na Internet que estão em 1º lugar… De fato, as operadoras são, também, campeãs de denúncias no Procon e o interessante é que operadoras que pregam o desbloqueio é que estão encabeçando a lista… Mas o debate não é esse… Obrigado pela oportunidade de expor minhas idéias… Abraço.
  24. Marcele Pereira Neves 25 março 2008 at 20:12 #
    UM AMIGO ADVOGADO ME INFORMOU QUE DEVEMOS DENUNCIAR A OPERADORA JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. E ME PASSOU O SITE DE RECLAMAÇÕES.JÁ FIZ A MINHA DENUNCIA, POR SER DE INTERESSE PÚBLICO POIS A CLARO ESTA DESRESPEITANDO O CDC E A LEGISLAÇÃO LESANDO MUITOS CONSUMIDORES. QUEM QUISER E MORAR NO RIO DE JANEIRO O SITE DO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE ATENDE O RJ É :http://www.mp.rj.gov.br/portal/page?_pageid=577,3856416&_dad=portal&_schema=PORTAL VAMOS DENUNCIAR A PRÁTICA ABUSIVA DESSA OPERADORA CHAMADA CLARO. EU JÁ FIZ A MINHA DENUNCIA COLOCANDO SITES QUE EVIDENCIAM O QUE ESSA OPERADORA CLARO ESTA FAZENDO. DENUNCIEM TB! O MINISTÉRIO PÚBLICO CUIDA DE INTERRESSES DE GRUPOS OU SEJA TUTELA COLETIVA.É SEU DIREITO NÃO SE ESQUEÇA! NO RJ O SITE DO MPF É: http://www.mp.rj.gov.br/portal/page?_pageid=577,3856416&_dad=portal&_schema=PORTAL
  25. joice 3 setembro 2008 at 20:31 #
    O pior é que eles nao estao nem vendendo mais barato, o aparelho que comprei na loja da vivo era mais barato 100 reais, e eles ainda desbloqueiam na hora.
  26. Ana Paula 18 outubro 2008 at 12:53 #
    Olha a desculpa da Claro, estive ontem :6ª feira:17/10/08 na loja do Shopping Jardim Sul em São Paulo, a atendente disse que eles estão sem sistema desde 5ªfeira:16/10/08, ficou evidente que eles essa semana não vao desbloquear aparelho algum, por causa da promoção da Oi que começa 6ªfeira:24/10/08.Eu quero desbloquear pois comprei dos chips da Oi.
  27. azenaldo 22 outubro 2008 at 17:59 #
    Eu tinha um claro,já que eles não queriam desbloquear eu quebrei o aparelho dentro da loja da claro e agora estou usando vivo já desbloqueado para oi,tim.
    A claro que vai pró inferno,vcs sabe que a claro é a unica operadora que cobra quando vc recebe uma,ligação em outro estado,vc que recebe paga mais do que quem liga quem liga R$1,68 quem recebe R$2,38 por minuto recebido da vivo não precisa nem ter credito para receber,ligação de outra areia de cobertura.,
    Por que a claro é asim?
    O brasileiro adora pagar mais caro,veja o pedágio,ipva,dpvat,até moto está pagando pedagio na rod dutra em sp eu paguei 4 de r$3,80
  28. jucimar 24 outubro 2008 at 2:11 #
    NÃÓ AGUENTO MAIS A CLARO ESTÁ JOGANDO SUJO,QUERO IMEDIATAMENTE DESBLOQUEAR O MEU CELULAR MAS A MALDITA CLARO NÃO DEIXA. PRECISO IMEDIATAMENTE PREOCURAR O PROCON.
    EAE PESSOAL VAMOS DENUNCIAR A CLARO.
  29. Claudio 24 outubro 2008 at 17:32 #
    O desbloqueio do meu aparelho pela Claro fica 240 reais é um absurdo, quando eu comprei não me lembro de ter assinado nenhum termo de fidelidade de 1 ano, essa operadora acho que é a pior que existe , acho que todos que possuem celular bloqueado pela claro devia procurar seus direitos ..DESBLOQUEIO JÁ
  30. Tiago 30 outubro 2008 at 23:21 #
    quer saber a claro quer me cobrar 200 reais pra desbloquear o meu cel q ja ta pagoo e tem só tres meses…. nao gosto do serviço deles e nao querem desbloquear … entao o jeito é mandar alguem desbloquear vou pagar pra isso mas nao dou um centavo nas maos desses filhos da putaaaa …..EI CLARO VAI TOMAR NO C>>>>>>>
  31. diego santana 17 novembro 2008 at 17:12 #
    a claro nao quer desbloquear meu aparelho
    eles falam que quem deswbloqueia é a motorola liguei lá e eles falaram que é a claro e ficam com essa peteca eu quero meu celular desbloqueado já!!!!
    desde do dia 27/10 tô nesse nervosismo até derrubar a ligação eles fazem
  32. carlos eduardo 4 dezembro 2008 at 15:35 #
    essa porcaria de claro nao quer desbloquear meu aparelho e inventou que eu tenho que levar ele la em belo horizonte só para desbloquear que merda de operadora que é essa vai se lasca se eles nao desbloquear meu aparelho eu levarei eles no procom, haaaaa mais o quee quee éééééé isso.
  33. william 24 janeiro 2009 at 13:23 #
    caraca vamos parar de discutir sobre desbloqueio, vamos discutir sobre a forme desse pais, sobre a crise que tá rolando, sobre pessoas desempregados, não por desbloqueio de aparelho, ninguem aqui abre um forum para discutir sobre isso, que besteira coisa de criança, discutir sobre desbloqueio, as operadora vende celulares bloqueados e desbloqueados, ta escrito e com letras grandes, bloqueado barato, e desbloqueado caro, comprei meu celular bloqueado e paguei R$10,00 para desbloquear, comprei um nókia 1208 na claro por R$,49,00 E NA OI MOVEL R$149.00 DESBLOQUEADO VAI NA ONDA DA OI MOVEL QUE VC VAI GANHA, ninguem é bobo não, sou cliente claro participo da promoção fale 1 minuto e ganhe 10 minutos,  promoçao otima e não mim arrependo, e maioria das pessoas estao ligado sobre a farsa do desbloqueio e sobre os interesses certas operadoras quer os aparelhos desbloqueados
  34. ana paula 26 janeiro 2009 at 8:08 #
    o desbloqueio para ser feito, é necessario o cliente levar a nota fiscal do aparelho??
  35. Logan 27 janeiro 2009 at 13:48 #
    Poxa vida! o mundo em crise e vc’s discutindo sobre desbloqueio de celular, no mínimo querem q a Claro vai pro inferno! Bom ela poderia ir pro inferno sim, mas deixaria um rastro de nada menos que uns 10 mil desempregados, isso sim seria a exigência de seus direitos não é verdade? Agora como a claro uma empresa desse tamanho consegue vender aparelho bloqueado? e porque a anatel permite? Bom se a anatel permite é porque é permitido, ou seja, msmo com inúmeras denúncias no procom ela continua vendendo aparelho bloqueado! E confesso que ela vai continuar, msmo com tanta gente insatisfeita. A moeda tem dois lados e acho q o lado que é a favor dela, deve estar comprando muito celular bloqueado, pq senão ela não sobreviveria até hoje. Querem saber mais, acessem http://www.teleco.com.br
  36. carol 4 fevereiro 2009 at 14:27 #
    Nunca tinha comprado um celular dessa operadora estou completamente arrempedida  não consigo desbloquear,lingo para desbloqueio  e nunca consigo falar com o atendente.Essa operadora não vale nada!!!!!!!!! 
  37. Paulinho 16 fevereiro 2009 at 10:49 #
    eu comprei um celular
    claro e nao tive nenhum desconto
    pois era o mesmo preço da vivo e mais caro q o da tim
    solicitei o desbloqueio e eles disseram
    so depois de um ano,só que eu consigui
    desbloquea-lo numa van da oi
    so de raiva nao uso mais a claro
  38. Vitor 18 fevereiro 2009 at 22:39 #
    Olá galera,
    gostaria de relata para vc que eu adquirir um aparelho da nokia pela operadora claro, no ato da compra não me recordo de ter assinado documento nenhum sobre videlidade de um ano, agora me sinto amarrado a esta operadora que se diz claro mas que apenas descumpre a lei e faz usuarios como eu migrar para outra operadora.
  39. silva 8 abril 2009 at 8:59 #
    Pedi um telefo da oi fixo, me veio com móvel que ñ serv pra … , a oi n~altera a troca por coveniencia dela ñ vou p a justiça pq …  tem jeito de desbloquear p falar em qq lugar
  40. RENATA 13 abril 2009 at 18:21 #
    GOSTARIA E SABER COMO DESBLOQUEAR MEU APARELHO  A OPERADORA É CLARO  JA FIZ VARIAS COISAS E NÃO CONSIGO.  ALGUEM PODE ME DAR UMA DICA.
  41. cleber 15 maio 2009 at 10:17 #
    eba axo q tb vou processar essa merda de empresa .. que vive ferrando os seus cliente.. alias  a claro ta uma merda .. os meus credito nao dura nem 5 minuto .. um puta roubo do caralho em …
  42. cleber 15 maio 2009 at 10:20 #
    a claro devia larga de se burra e fazer uma promoçao igual a da oi ..todo mundo sairia ganhando .. mas a ganancia sempre fala mas alto.. por iso q muitas empresas vao pro buraco antes da hora….kkkkkkkkk
  43. cleber 15 maio 2009 at 10:21 #
    Alias uma baixa assinada  contra a claro cairia bem né nao é …………………….
  44. DENIZE SALLES 2 junho 2009 at 18:02 #
    ESTOU COM O  MESMO PROBLEMA GANHEI UM CELULAR DO MEU FILHO E ATÉ HJ NÃO CONSEGUIR DESBLOQUEAR POIS A CLARO ESTA ME COBRANDO 240,00 EM UMA LOJA E NA OUTRA LOJA 250,00 VARIA DE PREÇO QUE LIBERDADE TOTAL E ESSA LIBERDADE TOTAL SÓ NA OI  
  45. Juliana pessanha 2 junho 2009 at 23:10 #
    Tenho um celular claro, e quero desbloquear, só q eu só posso desbloquear meu aparelho depois de 12 meses de uso. Caso eu faça o desbloqueio antes desse período, irei ter q pagar uma multa. Eu axo isso uma injustiça e eu nao  vou pagar multa nenhuma. Irei desbloquear meu aparelho e aí de qm me cobrar multa. A claro num oferece vatagens nenhuma. Horrível a operadora
  46. CARLOS EDUARDO 23 junho 2009 at 12:17 #
    Leonardo, infelizmente o site bloqueionao nao se encontra mais no ar..
    estou na luta pelo meu desbloqueio a mais de 40 dias..
    se souber me informar outro site de denuncia ou algo assim me ajude..
    quero ver o FIM DA CLARO!!

    ABRAÇOS

  47. Gabriel G. 6 agosto 2009 at 2:20 #
    caracas!! todomundo contra a claro! Eu tb comprei um aparelho c905 na Fnac, pois não tinha de outra operadora, não contratei nenhum plano com a mesma, pois já tinha um plano empresarial , mas de nenhuma forma o aparelho e a linha estavam ligados, com o termino do contrato de 24meses com a claro, usei a portabilidade e transferi o plano para a vivo, quando tentei desbloquear o meu aparelho tive a surpresa, se negaram categoricamente a desbloquear meu cel, depois de ver algumas pessoas aqui nesse forum comentando que não deveriamos discutir sobre o desbloqueio de nossos aparelhpos, os quai trabalhamos para pagar e sim deveriamos cuidar da fome mundial e jogarmos nossos aparelhos em alguma lixeira eletronica e comprar outros, percebi que a unica forma é DENUNCIARMOS A CLARO JUNTO AO PROCOM POIS EST˜AO INFRINGINDO NOSSOS DIREITOS, PAGUEI E CARO PELO APARELHO E QUERO MESMO CONTINUAR USANDO!
    Sugiro que tb representem contra a mesmo. Boa sorte para vcs
  48. Bacalhau 6 dezembro 2009 at 23:36 #
    Esse William é um tremendo babaca, será que nos dias de hoje esse mané continua com a mesma postura idiota. Bixo besta
  49. Jose da Silva 7 dezembro 2009 at 8:05 #
    Prestadores brigam com os usuarios forçando contratos de fidelizacao por um ano mas esquecem que o que faz um cliente se fidelizar com uma empresa é a qualidade dos serviços prestados, cobertura e atendimento eficaz. colocar o cliente em primeiro lugar, nao o lucro imediato. Lucro é consequencia de eficiencia e inovaçao. pena que as operadoras infelizmente ainda nao entenderam isso. Liminares impedindo divulgação de informações legais só demonstram que tipo de empresas fazem isso: fracas, inseguras, ineficientes e rigidas. Por isso que o Brasil tem trocentos milhoes de celulares habilitados, pela rigidez dos contratos de fidelidade. Onde está a portabilidade? É só pra "ingles ver". Roubar o povo com taxas abusivas. Essa é a ordem!! Isso é Brasil!!
  50. amanda 6 janeiro 2010 at 7:49 #
    Depois de muita pesquisa e de tentar usar essas calculadoras, o
    único lugar onde consegui desbloquear meu celular foi no
    site Desbloqueioweb.
    Fui muito bem atendido. Recomendo.
  51. Robert 27 abril 2010 at 4:07 #
    Claro NADA não respeita clientes!Isso msmo desde a publicação claro não atende aos pedidos de desbloquio e fica naquela enrolação, faz mais de um mes que estou na fila esperando o desbloqueio de um aparalho e o papo deles é o mesmo, ( a central ainda não se manisfestou qto ao seu pedido).

    Essa empresa em vez de agradar e segurar seus clientes cada vez mais os afasta e sem contar que esta desrepeitando as leis,

    Diga não a claro, so aqui em casa ja perdeu 4 clientes, estamos todos indo pra vivo, que alem de eficiente ela mima os clientes…

    Sds,

  52. Ives 21 maio 2010 at 23:08 #
    É sempre assim, um lado querendo explorar o outro…

    Consumidores que compram celulares Claro com preço abaixo da média de celulares desbloqueados, e depois reclamam querendo o desbloqueio.

    É só não comprar celular da Claro, bando de otários

    Ha tá… desculpa…
    vcs compraram cel da claro pq a tarifa e o aparelho são mais baratos…
    mas querem o desbloqueio…

    vão todos se danar… a Claro e os oportunistas


Deixe um Comentário