Notebook de 100 dólares vai rodar Linux e Windows



olpc-sugarui-concept-v_360x280.jpg

A OLPC, que desenvolve um notebook educacional de baixo custo para países em desenvolvimento, está trabalhando em conjunto com a Microsoft para desenvolver um laptop capaz de rodar os sistemas operacionais Linux e Windows.

“Estamos trabalhando para fazer um sistema que rode os dois sistemas operacionais, assim como a Apple”, declarou Nicholas Negroponte, chairman da OLPC, organização não governamental que comanda o projeto que ficou conhecido como “laptop de 100 dólares”.

A atual versão do laptop roda o sistema operacional baseado no código-fonte do Linux Fedora. Como o novo desenvolvimento, o notebook vai rodar também o Windows XP, da Microsoft.

Negroponte confimou que a organização deve trabalhar com a fundação Bill & Melinda Gates, de Bill Gates, dono da Microsoft, para realizar projetos educionais em conjunto.

O objetivo da OLPC é desenvolver um notebook barato, com preço de 100 dólares, para crianças pobres dos países em desenvolvimento. Até o momento, o preço do XO, nome oficial do laptop, é o dobro.

Por IDG Now!




5 Comentários em “Notebook de 100 dólares vai rodar Linux e Windows”

  1. Ronaldo wiggers 19 janeiro 2008 at 19:28 #
    Vai ser bem legal quando lançarem este notebook no brasil

    xD

  2. DANYNHA VIANNA 8 julho 2008 at 15:46 #
    :oops: NAO VEJO A HORA DE TER
    ESSA BELEZINHA AQUI NO BRASIL.
    :lol:
  3. Carlos Fagiani Junior 15 outubro 2008 at 18:13 #
    Não sei não pessoal… vcs tão vendo o preço barata mas esse notbook é bem (bem mesmo) básico… não vai rodar tanta coisa como vcs pensam…
    Pra ficar barato assim colocaram nele um procesador de no máximo uns 600mhz 512MB de HD (no caso é SSD) e 128MB de RAM (pelo menos o q já existe é assim)
    o teclado é de cilicone atrapalha na digitação… entre outros…
    Esse sub-notbook é bom para crianças… q só vão digitar alguns textos e nada mais…

    mas eh uma bõa a ideia de inclusão digital :D
    eu compraria pra minha priminha


Deixe um Comentário